NMSPCAM

Novos Media ao Serviço do Património Cultural do Alto Minho


Pedro Miguel Teixeira Faria | pfaria@estg.ipvc.pt


MAIN GOAL

Este projeto pretende utilizar novos media a fim de promover o património cultural local.

GOALS
  1. Desenvolvimento de uma narrativa conceptual;
  2. Desenvolvimento de conteúdos de uma projeção de videomapping, direcionada à população em geral e aos turistas;
  3. Desenvolvimento de um jogo digital, dirigido a estudantes do primeiro ciclo;
  4. Avaliação do impacto societal desta experiência nas suas diversas dimensões (ex: estudantes e turistas).
TECHNICAL TEAM
Investigador
Anabela da Silva Moura Correia
Investigador
Alexandre Ulisses Fonseca de Almeida e Silva
Membro
Carlos Alberto dos Santos Almeida
Investigador
Gonçalo Nuno Ramos Maia Marques
Investigador
Deolinda Goreti Vaz da Silva Rebelo
Membro
Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo
Coordenador Institucional
Pedro Miguel Teixeira Faria
Investigador
Pedro Miguel do Vale Moreira
Membro
Patrícia Alexandra Pinheiro de Castro Vieira
Datasheet
Project code
NORTE-01-0145-FEDER-024177
intervention region
Norte
IPVC Financing.
90.044,55 €
Principal beneficiary entity

IPVC | Beneficiária principal | 90.044,55 €

Partner Entity

IPB | Co-beneficiária | 13.558,71 €

Golf | Co-beneficiária | 12.005,85 €

start date
2017-10-18
final date
2020-02-28
IPVC reimbursement rate.
85.00%
Total Amount
136.893,50 €
financial support
ACTIVITIES
  • Recorrendo a técnicas de projeção de vídeo em superfícies irregulares (ex: fachadas de edifícios), e fazendo uso de tecnologias de animação 2D e 3D e produção audiovisual e multimédia, pretende-se aumentar, pela projeção, uma fachada de edifício/monumento de uma cidade (neste caso Viana do Castelo), tornando-a suporte para narrativas audiovisuais no contexto do património cultural da região;
  • Criação de experiências interativas sob a forma de jogos para crianças do primeiro ciclo, subordinados aos temas do património e cultura das regiões onde habitam: história, património histórico local, costumes e tradições (gastronomia e artesanato), símbolos locais e regionais.
RESULTS
  • Desenvolvimento de uma solução inovadora que compreende o uso de tecnologias de vídeo de projeção e jogos digitais, para a divulgação do património cultural de uma região;
  • Contributo para a promoção do conhecimento e a divulgação do património cultural, apoiado por atividades educacionais interativas não-formais, direcionadas a públicos-alvo que normalmente são excluídos de projetos desse tipo;
  • Utilização de um contexto real, nomeadamente através do município de Viana do Castelo, permitindo validar a aplicabilidade e os méritos da abordagem desenvolvida, focada nos principais beneficiários do projeto: os turistas, os estudantes do primeiro ciclo, os habitantes, a empresa colaboradora do projeto e as instituições de ensino superior envolvidas, nomeadamente através dos docentes participantes e seus estudantes.
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