COMUR Nº 41634

COMUR - Novos patés com elevada qualidade organolética, sensorial e nutricional


Maria Manuela de Lemos Vaz Velho | mvazvelho@estg.ipvc.pt

MAIN GOAL

COMUR: Novos patés com elevada qualidade organolética, sensorial e nutricional sustentados na redução do desperdício atual de coprodutos de pescado de elevado valor nutricional.

GOALS

indústria alimentar, e em particular as conserveiras, confronta-se com o problema dos enormes desperdícios que o processamento de matérias-primas acarreta. Nas operações de filetagem de pescado perdem-se percentagens significativas de músculo devido à variação de tamanhos das diversas espécies utilizadas e até da mesma espécie, pois o tamanho dos filetes está condicionado pelos formatos tradicionais das embalagens metálicas.

Uma empresa conserveira de produtos premium, como é o a caso da COMUR, enfrenta ainda mais problemas de desperdício, pois, rejeita fabricos que apresentem não conformidades do ponto de vista sensorial ? ex.: falhas ou restos de pele consoante são fabricos com ou sem pele no caso da sardinha, sarda e cavala, mas que são produtos edíveis, de elevado valor nutricional e seguros do ponto de vista alimentar.

TECHNICAL TEAM
Membro
Maria Alberta Pereira das Neves Fonseca Araújo
Coordenador Institucional
Maria Manuela de Lemos Vaz Velho
Membro
Susana Andreia Alves da Rocha
Datasheet
Project code
VALE OI COMUR Nº 41634
intervention region
Nacional
IPVC Financing.
24.600,00 €
Principal beneficiary entity

IPVC | Beneficiária principal | 24.600,00 €

Partner Entity
start date
2019-01-01
final date
2019-12-31
IPVC reimbursement rate.
100.00%
Total Amount
24.600,00 €
financial support
ACTIVITIES

Atividade 1. Seleção de matérias-primas sustentáveis e nutricionalmente equilibradas para serem incorporadas;

Atividade 2. Formulação dos patés à base de pescado (enriquecimento em fibras, estudos sensoriais de cor e textura, redução de sal, etc.)

RESULTS

Uma das utilizações para estes desperdícios são os patés convencionais de pescado, que algumas conserveiras continuam ainda a produzir, atualmente conotados negativamente pelo consumidor como pouco saudáveis, com aditivos sintéticos, muito sal e elaborados a partir de matéria-prima de menor qualidade.

Se, por um lado, o consumidor atual procura alimentos com alto valor nutricional e mais naturais, por outro lado, também procura produtos sensorialmente apelativos, de conveniência e prontos a consumir e estes últimos aspetos são claramente favoráveis ao desenvolvimento de patés de pescado. Os patés de pescado atualmente disponíveis não apresentam características organoléticas suficientemente diferenciadoras para liderar o mercado havendo um enorme potencial para o desenvolvimento de marcas-próprias capazes de internacionalizar ainda mais o setor conserveiro.

Assim, importa proporcionar aos consumidores patés à base de pescado que possam ser, por um lado, apelativos

sob o ponto de vista sensorial e de conveniência e, por outro, oferecer um produto que apresente mais-valias sob

o ponto de vista nutricional.

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