E.Transformadoras 3

Escolas Transformadoras 3


Maria de Fátima de Sousa Pereira | fatimapereira@ese.ipvc.pt

MAIN GOAL

Definiu-se como OBJETIVO ESPECÍFICO o seguinte: aprofundar e enraizar processos de integração institucional da ED/ECG nas Escolas Superiores de Educação/Institutos Politécnicos em Portugal e nas suas comunidades

envolventes. Na terceira edição do projeto, a parceria avança para uma etapa em que se parte das bases lançadas nas edições anteriores, nomeadamente da experiência adquirida e refletida nos processos de integração curricular e integração institucional, no envolvimento de estudantes nas decisões das instituições e na criação e operacionalização dos Núcleos de Aprendizagem. Nestes próximos três anos procura-se caminhar para um ciclo de aprofundamento sobre práticas, integração e conhecimento sobre ED/ECG. Esta etapa vem consolidar o percurso do projeto enquanto mais um elemento pertencente aos ecossistemas escolares que contribui para o papel educador e transformador das Instituições de Ensino Superior, neste caso Escolas Superiores de Educação e outras unidades orgânicas os Institutos Politécnicos.








TECHNICAL TEAM
Membro
Adalgisa Castro Maia Pontes
Membro
Amanda Helena Rodrigues Franco
Membro
Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves Manso
Membro
Carlos Alberto dos Santos Almeida
Membro
Carla Maria Gomes Marques de Faria
Membro
Daniel dos Santos Tavares
Membro
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes
Coordenador Institucional
Maria de Fátima de Sousa Pereira
Membro
Hélder Miguel Cardoso Dias
Membro
Inês Peixoto Silva
Coordenador Institucional
Joana Maria Guimarães de Oliveira
Membro
LaSalete Coelho
Membro
Linda Maria Balinha Saraiva
Membro
Luciana Manuela de Almeida Graça
Membro
Maria Luísa Vieira das Neves
Membro
Patrícia Maria Teixeira da Silva
Membro
Raquel Sofia Arieira Gonçalves
Membro
Susana Ponces Rodrigues de Castro Camanho
Membro
Maria Teresa Martins Gonçalves
Datasheet
Project code
Projetos de Educação para o Desenvolvimento de ONGD
intervention region
Nacional
IPVC Financing.
14.400,00 €
Partner Entity

IPVC | Co-beneficiária | 14.400,00 €

IPB | Co-beneficiária | 14.400,00 €

IPBeja | Co-beneficiária | 14.400,00 €

IPS | Co-beneficiária | 14.400,00 €

start date
2023-10-01
final date
2026-09-30
IPVC reimbursement rate.
100.00%
Total Amount
181.023,00 €
financial support
RESULTS

? RE1: Capacidades e práticas em ED/ECG dos Núcleos de Aprendizagem de Educação para o desenvolvimento e Cidadania Global das ESE/IP aumentadas e reforçadas. Manutenção da integração curricular e institucional da ED/ECG nas 4 ESE/IP, alargando, reforçando e consolidando as capacidades, as práticas e as ações dos Núcleos de Aprendizagem em cada território e focando no envolvimento de estudantes, dada a relevância e os resultados positivos que surgiram da edição anterior. Este resultado também pretende responder às necessidades sentidas nas ESE relativamente à falta de formação docente em matéria de ED, revelada por um diagnóstico realizado no âmbito da ARIPESE, nas 14 ESE em Portugal.

? RE2: Conhecimento em ED/ECG co-construído por agentes educativos das ESE/IP baseado em processos de investigação e sistematização validado e disseminado. A introdução, na estrutura do projeto, de um resultado especificamente focado no conhecimento em ED/ECG, na forma como é construído e em quem o constrói, fundamenta-se na importância e na urgência que há em pensar criticamente sobre conhecimento no ensino superior. Responde, também, à necessidade de introduzir a ED/ECG não só enquanto conteúdo epistemológico nessa construção de conhecimento, como também enquanto forma de construir as epistemologias. A produção colaborativa, a inclusão de outro tipo de saberes, a sistematização de aprendizagens ou o trabalho em rede são elementos que neste projeto ganham um cariz e uma centralidade não só metodológica, mas também política de transformação social.

Para concretizar os resultados esperados, prevê-se a implicação direta de:








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