Definiu-se como OBJETIVO ESPECÍFICO o seguinte: aprofundar e enraizar processos de integração institucional da ED/ECG nas Escolas Superiores de Educação/Institutos Politécnicos em Portugal e nas suas comunidades
envolventes. Na terceira edição do projeto, a parceria avança para uma etapa em que se parte das bases lançadas nas edições anteriores, nomeadamente da experiência adquirida e refletida nos processos de integração curricular e integração institucional, no envolvimento de estudantes nas decisões das instituições e na criação e operacionalização dos Núcleos de Aprendizagem. Nestes próximos três anos procura-se caminhar para um ciclo de aprofundamento sobre práticas, integração e conhecimento sobre ED/ECG. Esta etapa vem consolidar o percurso do projeto enquanto mais um elemento pertencente aos ecossistemas escolares que contribui para o papel educador e transformador das Instituições de Ensino Superior, neste caso Escolas Superiores de Educação e outras unidades orgânicas os Institutos Politécnicos.
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IPVC | Co-beneficiária | 14.400,00 €
IPB | Co-beneficiária | 14.400,00 €
IPBeja | Co-beneficiária | 14.400,00 €
IPS | Co-beneficiária | 14.400,00 €
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? RE1: Capacidades e práticas em ED/ECG dos Núcleos de Aprendizagem de Educação para o desenvolvimento e Cidadania Global das ESE/IP aumentadas e reforçadas. Manutenção da integração curricular e institucional da ED/ECG nas 4 ESE/IP, alargando, reforçando e consolidando as capacidades, as práticas e as ações dos Núcleos de Aprendizagem em cada território e focando no envolvimento de estudantes, dada a relevância e os resultados positivos que surgiram da edição anterior. Este resultado também pretende responder às necessidades sentidas nas ESE relativamente à falta de formação docente em matéria de ED, revelada por um diagnóstico realizado no âmbito da ARIPESE, nas 14 ESE em Portugal.
? RE2: Conhecimento em ED/ECG co-construído por agentes educativos das ESE/IP baseado em processos de investigação e sistematização validado e disseminado. A introdução, na estrutura do projeto, de um resultado especificamente focado no conhecimento em ED/ECG, na forma como é construído e em quem o constrói, fundamenta-se na importância e na urgência que há em pensar criticamente sobre conhecimento no ensino superior. Responde, também, à necessidade de introduzir a ED/ECG não só enquanto conteúdo epistemológico nessa construção de conhecimento, como também enquanto forma de construir as epistemologias. A produção colaborativa, a inclusão de outro tipo de saberes, a sistematização de aprendizagens ou o trabalho em rede são elementos que neste projeto ganham um cariz e uma centralidade não só metodológica, mas também política de transformação social.
Para concretizar os resultados esperados, prevê-se a implicação direta de: