Através deste projeto, o IPVC pretende definir medidas, implementar ações, criar ferramentas e desenvolver mecanismos internos para a conciliação da vida profissional, pessoal e família dos seus colaboradores de forma a assegurar que as pessoas tenham sucesso nestas três dimensões da sua vida, numa lógica de benefício mutuo, impactando positivamente na produtividade, na atração de talentos, na motivação e na retenção de força de trabalho.
IPVC | Beneficiária principal | 494.874,61 €
Fase Diagnóstico
Fase Operacionalização
A intervenção traduzirá para o IPVC a melhoria do índice de satisfação colaboradores e outras partes interessadas, a redução do índice de absentismo, a melhoria da prestação do serviço e aumento da produtividade.
Interno à entidade - demonstrando as transformações qualitativas esperadas nas funções regulares do beneficiário, em termos da eficiência e eficácia dos serviços;
A intervenção traduzirá para o IPVC a melhoria do índice de satisfação colaboradores e outras partes interessadas, a redução do índice de absentismo, a melhoria da prestação do serviço e aumento da produtividade, em referência a números que serão fixados em sede de Diagnóstico.
As referidas melhorias serão analisadas à luz do Inquérito anual à satisfação dos colaboradores, e esperamos que se traduza no aumento desta satisfação e uma redução significativa no absentismo.
Externo à Entidade mas interno à Administração Pública - demonstrando o contributo para a melhoria global da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos e o potencial de demonstração e de disseminação dos resultados para outras entidades públicas;
Considerando que o IPVC subscreveu o Pacto para a Conciliação, tendo sido o primeiro organismo de Ensino Superior nacional a fazê-lo, é nossa expectativa que o projeto transcreva importante efeito disseminador para instituições congéneres e outras.
Nesse desiderato, e considerando também que interessa ao IPVC investir e ter retorno no que à imagem e notoriedade diz respeito, e assim tornar-se distintivo na sua oferta no mercado, o projeto integra uma forte aposta no Plano de Comunicação, não só interno mas também externo, investindo na disseminação dos resultados e boas práticas resultantes da intervenção.
Externo - demonstrando as melhorias esperadas na qualidade e eficácia do atendimento aos cidadãos e empresas.
Desde o início da abordagem à temática da Responsabilidade Social que é objetivo do IPVC tornar-se mais próximo da população que serve, pois acredita que é deste modo que poderá propor uma oferta que vá de encontro às necessidades das pessoas e, sobretudo, do tecido empresarial. Constitui fundamento da razão de ser de um Instituto Politécnico a formação de quadros qualificados que darão resposta às necessidades de qualificação acrescidas verificadas num tecido empresarial dinâmico e em profunda mudança acelerada.
O Alto Minho vive atualmente grandes mudanças em termos de paradigma demográfico e social, com forte alteração da atividade económica, verificando-se recentemente o crescimento exponencial do setor secundário, verificamos agora um crescimento acelerado do setor terciário (como é o caso do Turismo e serviços conexos) e também do terceiro setor, acelerado pelo envelhecimento populacional e mudança da estrutura populacional.
Neste contexto, o IPVC contribui de forma intensa para a resposta às necessidades dos cidadãos e das empresas neste contexto e território.