Com a implementação do projeto Com.Sigo, pretende o IPVC aumentar o número de diplomados/as dos cursos do IPVC, nomeadamente através do: - aumento da taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial; - aumento do número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial.
Melhorar a qualidade das ofertas dos cursos IPVC, nomeadamente através de: - inovação nas metodologias pedagógicas e práticas de ensino em articulação com outros projetos em curso, nomeadamente o projeto Línea, o qual é igualmente financiado pelo POCH; - diversificação da participação no ensino superior, contribuindo para o sucesso académico de estudantes oriundos de grupos sub-representados no ensino superior; - Reforçar os programas de combate ao insucesso e ao abandono atualmente existentes no IPVC, nomeadamente através da implementação da figura de tutor/a e de mentor/a e reforço da rede e da atuação dos mediadores de abandono.
IPVC | Beneficiária principal | 288.942,77 €
Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto Atendendo à dimensão do projeto, ao elevado número de recursos humanos envolvidos e ao curto prazo para a sua operacionalização, a gestão do projeto assume uma relevância particularmente crítica de forma a assegurar a concretização dos objetivos e das metas propostas.
Atividade 2 - Promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono A atividade de promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono apresenta-se como central para o sucesso de projeto, no âmbito da qual serão implementadas abordagens de tutorias e mentorias.
Atividade 3 - Conteúdos e ferramentas digitais Na sequência das atividades planeadas de Promoção do sucesso e combate ao abandono referidas anteriormente, pretende-se produzir conteúdos e ferramentas digitais para integrar as ações de tutoria, mentoria e de mediação. Na produção destes conteúdos, conta-se com o apoio técnico da Unidade de EaD do IPVC e com o apoio de consultores. O recurso a conteúdos e ferramentas digitais não substitui a interação presencial, mas cria um leque maior de oferta destes programas, permitindo o acesso sem constrangimentos de tempo e lugar e usando formas e meios de comunicação que podem facilitar o acesso de determinados setores da população estudantil.
Atividade 4 - Monitorização e Reporte A monitorização do funcionamento das organizações e das suas atividades é um dos pressupostos mais básicos da boa gestão. Atento a esta necessidade, o IPVC conta já uma estrutura (observatório) que é responsável por monitorizar alguns dos indicadores utilizados para analisar o abandono escolar. Contudo, para efetuar uma monitorização consistente para diferentes componentes do abandono escolar, nomeadamente de alunos que acedem ao ensino superior pela primeira vez, bem como para analisar diferentes aspetos associados ao sucesso escolar, há a necessidade de criar uma ferramenta com várias valências.
Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto:
Atividade 2 - Combate ao abandono e Promoção do sucesso académico:
Atividade 3 - Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais:
Atividade 4 - Monitorização e Reporte:
Indicador de realização:
Indicador de resultado: