Com.Sigo

Com.Sigo - Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior


Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues | sofia@esa.ipvc.pt


MAIN GOAL

Com a implementação do projeto Com.Sigo, pretende o IPVC aumentar o número de diplomados/as dos cursos do IPVC, nomeadamente através do: - aumento da taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial; - aumento do número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial. 








GOALS

Melhorar a qualidade das ofertas dos cursos IPVC, nomeadamente através de: - inovação nas metodologias pedagógicas e práticas de ensino em articulação com outros projetos em curso, nomeadamente o projeto Línea, o qual é igualmente financiado pelo POCH; - diversificação da participação no ensino superior, contribuindo para o sucesso académico de estudantes oriundos de grupos sub-representados no ensino superior; - Reforçar os programas de combate ao insucesso e ao abandono atualmente existentes no IPVC, nomeadamente através da implementação da figura de tutor/a e de mentor/a e reforço da rede e da atuação dos mediadores de abandono. 








TECHNICAL TEAM
Membro
Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale
Membro
Arminda Celeste Maciel Lima Vieira
Membro
Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira
Membro
Maria Aurora Gonçalves Pereira
Membro
Maria Carminda Soares Morais
Membro
César Augusto Araújo Fernandes Meira de Sá
Membro
Carla Maria Gomes Marques de Faria
Administrador
Carlos Manuel da Silva Rodrigues
Gestor
Diogo Augusto Freitas Moreira
Membro
Duarte Nuno Castelo Lima da Silva
Membro
Eva Maria Rodrigues Martins
Gestor
Elisabete Ferraz da Cunha
Membro
Maria de Fátima de Sousa Pereira
Membro
Filipe Manuel Sampaio de Carvalho
Membro
Florbela Maria da Cruz Domingues Correia
Membro
Maria Filipa Torres Gonçalves Flores Mourão
Membro
Hélder Jaques
Membro
Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo
Membro
Maria Isabel Soares Parente Lajoso Amorim
Membro
Maria Isabel Valin Sanjiao
Membro
João Manuel Branco da Rocha Ferreira
Membro
António José Alves Antunes Viana
Membro
Jorge Manuel Gomes Teixeira
Membro
Luís Manuel Cerqueira Barreto
Membro
Linda Maria Balinha Saraiva
Gestor
Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues
Membro
José Luís da Rocha Ceia
Membro
Manuel Pereira da Rocha Barros
Membro
Márcia Cristina Matos da Cunha Amorim
Membro
Mariana Rafaela Fernandes Santos
Membro
Paulo Sérgio de Amorim Caldas
Membro
José Pedro Arieiro Gonçalves Bezerra
Membro
Pedro Miguel Teixeira Faria
Membro
Patrícia Maria Teixeira da Silva
Membro
Pedro Miguel do Vale Moreira
Membro
Rui Filipe Dias Vieira Lisboa Carneiro
Membro
Ricardo Jorge Franco Lima
Membro
Sandra Cristina Gonçalves da Silva
Membro
Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva
Coordenador Institucional
Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues
Membro
Helena Sofia Ferreira Rodrigues
Membro
Sónia Patrícia Basto de Carvalho
Membro
Susana Maria Rocha Caravana Gomes da Cruz
Membro
Teresa Augusta da Silva Mesquita
Gestor
Maria Teresa Martins Gonçalves
Membro
Teresa Susana Letra Mateus
Datasheet
Project code
POCH-I2-2022-07
intervention region
Nacional
IPVC Financing.
288.942,77 €
Principal beneficiary entity

IPVC | Beneficiária principal | 288.942,77 €

Partner Entity
start date
2022-12-01
final date
2023-11-30
IPVC reimbursement rate.
85.00%
Total Amount
399.920,79 €
financial support
ACTIVITIES

Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto Atendendo à dimensão do projeto, ao elevado número de recursos humanos envolvidos e ao curto prazo para a sua operacionalização, a gestão do projeto assume uma relevância particularmente crítica de forma a assegurar a concretização dos objetivos e das metas propostas.

Atividade 2 - Promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono A atividade de promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono apresenta-se como central para o sucesso de projeto, no âmbito da qual serão implementadas abordagens de tutorias e mentorias. 

  • Tutorias Elaboração e oferta de programas com objetivos e públicos diferenciados, de frequência voluntária, para apoio à área académica.
  •  Programa de Mentorias Elaborar linhas de orientação para o desenvolvimento de um programa de mentorias, com recurso a mentores-pares, mentores-docentes e mentores-alumni, com o objetivo de instituir dinâmicas, em particular na mentorias interpares e solidárias de integração e vivência académica, dentro dos princípios da Carta de Mentoria/tutoria interpares no ES. Este programa permitirá que se constitua uma rede de apoio académico e social, e que todas/os as/os estudantes que iniciam o seu percurso no ES possam contar, se o desejarem, com o apoio de colegas mais velhos, de mentores docentes e alumni no seu processo de integração, prestando-se ainda uma atenção especial a estudantes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, incluindo ENEE, estudantes deslocados (em particular estudantes internacionais), estudantestrabalhadores. 

Atividade 3 - Conteúdos e ferramentas digitais Na sequência das atividades planeadas de Promoção do sucesso e combate ao abandono referidas anteriormente, pretende-se produzir conteúdos e ferramentas digitais para integrar as ações de tutoria, mentoria e de mediação. Na produção destes conteúdos, conta-se com o apoio técnico da Unidade de EaD do IPVC e com o apoio de consultores. O recurso a conteúdos e ferramentas digitais não substitui a interação presencial, mas cria um leque maior de oferta destes programas, permitindo o acesso sem constrangimentos de tempo e lugar e usando formas e meios de comunicação que podem facilitar o acesso de determinados setores da população estudantil. 

Atividade 4 - Monitorização e Reporte A monitorização do funcionamento das organizações e das suas atividades é um dos pressupostos mais básicos da boa gestão. Atento a esta necessidade, o IPVC conta já uma estrutura (observatório) que é responsável por monitorizar alguns dos indicadores utilizados para analisar o abandono escolar. Contudo, para efetuar uma monitorização consistente para diferentes componentes do abandono escolar, nomeadamente de alunos que acedem ao ensino superior pela primeira vez, bem como para analisar diferentes aspetos associados ao sucesso escolar, há a necessidade de criar uma ferramenta com várias valências.


RESULTS

Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto:

  • 6 sessões de arranque do projeto
  • 1 sessão de encerramento
  • Taxa de realização das atividades planeadas do projeto superior a 75% 


Atividade 2 - Combate ao abandono e Promoção do sucesso académico:

  • Taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial entre 73% e 75%; 
  • Número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial entre 59% 63%;


Atividade 3 - Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais:

  • 3 conteúdos pedagógicos digitais de apoio a atividades de mentoria tutoria produzidos; 
  • 1 MOOC disponibilizado on-line; 
  • 1 competição de gamificação implementada


Atividade 4 - Monitorização e Reporte:

  • Entre 10 a 15 indicadores de abandono e do sucesso escolar monitorizados; 
  • Avaliação de Satisfação com programas de tutorias e mentorias 
  • Disponibilização de serviço online de comunicação e alertas de indicadores. 


Indicador de realização:

  • Nº Atividades realizadas na operação :4


Indicador de resultado:

  • Taxa de realização das atividades planeadas na operação: 75%










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