Com.Sigo +

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Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues | sofia@esa.ipvc.pt


MAIN GOAL

A pandemia Covid teve e tem impactos assimétricos penalizando mais as regiões e as classes mais desfavorecidas, com efeitos no aumento da taxa de insucesso e abandono. Também a procura por parte de estudantes internacionais tem vindo a crescer, mas tem trazido desafios ao nível da integração e acompanhamento pedagógico. O IPVC tem desenvolvido medidas para uma resposta inclusiva e de qualidade para a cada vez maior diversidade de perfis de estudantes, com a adoção de abordagens ao ensino-aprendizagem mais flexíveis, com modalidades e formatos diversos, com programas de integração e acompanhamento, incluindo mentorias e tutorias, centradas no/na estudante e que minimizem ou removam barreiras à aprendizagem, numa perspetiva inclusiva e de desenho universal de aprendizagem.

Neste contexto, importa desenvolver medidas de integração académica, nomeadamente ao nível da promoção de programas de apoio à aprendizagem, assessoria académica e não académica, tutorias entre pares, práticas de indução, orientação e reforço de competências e de conhecimentos. A dimensão relacional tem-se mostrado central para o sucesso no ES, particularmente nos estudantes do 1º ano. É fundamental para o IPVC dar continuidade ao projeto INPEC+, em particular nas áreas de Cooperação entre pares, em que estudantes de anos mais avançados apoiam estudantes que se encontrem em processo de integração e/ou em situação de risco/vulnerabilidade. Para isto é necessário dar continuidade à capacitação dos ?grupos sementes? de cada UO sobre educação de pares, metodologias participativas, consumos seguros, relações psicoafectivas saudáveis, entre outras que emerjam do processo de intervenção participada nos contextos académicos e de (co)construção do conhecimento científico.

Por outro lado, é também fundamental promover a articulação entre o ES e o ensino secundário através, por exemplo, de divulgação e informação e apoio na preparação para o acesso ao ES, sendo que o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior instalado no IPVC, poderá ser de grande ajuda. É fundamental que o estudante do 1º ano tenha já algum conhecimento sobre a instituição, o curso, o seu funcionamento, as dinâmicas formais e informais, os recursos, para que possa rápida e facilmente ativar recursos e estratégias face às necessidades e exigências sentidas.

O reforço da ação social é fundamental na prevenção do abandono, mas é necessário continuar a reforçar apoios específicos associados ao contexto sociodemográfico do IPVC e do perfil dos/as estudantes.

Também as melhorias na plataforma on.ipvc.pt e a APP que facilita a gestão da comunicação com estudantes sobre a sua situação académica e o reforço de tutorias (presenciais e online) para estudantes com dificuldades em áreas especificas, poderão trazer redução do abandono e melhoria do sucesso escolar.








GOALS

Com a implementação do projeto Com.Sigo+, pretende o IPVC aumentar o número de diplomados/as dos cursos do IPVC, nomeadamente através do:

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aumento da taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial;

-

aumento do número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial.

Melhorar a qualidade das ofertas dos cursos IPVC, nomeadamente através de:

inovação nas metodologias pedagógicas e práticas de ensino em articulação com outros projetos em curso, no seguimento do projeto Línea e em articulação com a outra candidatura que será submetida ao PRR dos Centros de Excelência e Inovação Pedagógica;

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diversificação da participação no ES, contribuindo para o sucesso académico de estudantes oriundos de grupos sub-representados;

-

Reforçar os programas de combate ao insucesso e ao abandono atualmente existentes no IPVC, através do reforço de tutorias, mentorias e reforço da rede e da atuação dos mediadores de abandono, reforço de atividades de integração e de promoção de competências transversais e promoção de estilos de vida saudáveis, em articulação com a outra candidatura também submetida ao PRR incidindo na área da Saúde Mental.








TECHNICAL TEAM
Membro
Álvaro Miguel da Costa Cairrão
Membro
Adalgisa Castro Maia Pontes
Membro
Ana Mónica de Sousa Pereira
Membro
Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale
Membro
Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira
Membro
Arminda Celeste Maciel Lima Vieira
Membro
Artur José Caldas
Membro
Maria Carminda Soares Morais
Membro
Carla Maria Gomes Marques de Faria
Membro
Eva Maria Rodrigues Martins
Membro
Elisabete Ferraz da Cunha
Membro
Maria de Fátima de Sousa Pereira
Membro
Mariana Rafaela Fernandes Santos
Membro
Filipe Manuel Sampaio de Carvalho
Membro
Maria Flora Pinto Seixeira
Membro
Florbela Maria da Cruz Domingues Correia
Membro
Francisco José da Silva Miranda
Membro
Maria Filipa Torres Gonçalves Flores Mourão
Membro
Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo
Membro
Maria Isabel Soares Parente Lajoso Amorim
Membro
Maria Isabel Valin Sanjiao
Membro
João Ferreira
Membro
João Ferreira de Carvalho Castro Nunes
Membro
Linda Maria Balinha Saraiva
Membro
Maria Luísa Parente Pinheiro de Almeida
Membro
Maria Manuela Amorim Cerqueira
Membro
Manuel Pereira da Rocha Barros
Membro
Márcia Alexandra Mariz Carvalho
Membro
Márcia Cristina Matos da Cunha Amorim
Membro
Maria José Paulo Machado
Membro
Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva
Membro
Paulo Sérgio de Amorim Caldas
Membro
Patrícia Maria Teixeira da Silva
Membro
Raquel Azevedo Moreira
Membro
Ricardo Jorge Franco Lima
Membro
Sandra Cristina Gonçalves da Silva
Membro
Sara Teixeira Baltazar
Membro
Sérgio Filipe Cunha Matos
Membro
Bruno André Ferreira da Silva
Membro
Simone Monteiro Rodrigues Gonçalves Monteiro
Coordenador Institucional
Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues
Membro
Helena Sofia Ferreira Rodrigues
Membro
Susana Paula Silva Oliveira
Membro
Sónia Patrícia Basto de Carvalho
Membro
Susana Maria Rocha Caravana Gomes da Cruz
Membro
Teresa Augusta da Silva Mesquita
Membro
Teresa Susana Letra Mateus
Membro
Tiago Fernandes Martins
Datasheet
Project code
DGES 06/C06-i07/2024,
intervention region
Norte (Minho-Lima)
IPVC Financing.
647.603,00 €
Principal beneficiary entity

IPVC | Beneficiária principal | 647.603,00 €

Partner Entity
start date
2024-07-01
final date
2026-06-30
IPVC reimbursement rate.
100.00%
Total Amount
647.603,00 €
financial support
ACTIVITIES

Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto

  • 6 sessões de arranque do projeto;
  • 1 sessão de encerramento;
  • Taxa de realização das atividades planeadas do projeto superior a >= 70%


Atividade 2 - Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar

  • Taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial >= 81%;
  • Número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial em 2024/2025 >= 43%.
  • Taxa de Abandono: reduzir em 10%


Atividade 3 ? Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais

  • 3 conteúdos digitais de apoio a atividades de mentoria, tutoria (3 Ebook; 1 Guia Estudo); · 1 vídeo, 1 podcast, 1 app.


Atividade 4 ? Monitorização e Reporte

  • Mais 3 a 5 indicadores de sucesso escolar e abandono monitorizados;
  • Avaliação de Satisfação de 2 a 3 atividades;
  • Serviço online de comunicação e alertas;
  • Algoritmo de predição de abandono











RESULTS

Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto

  • 6 sessões de arranque do projeto;
  • 1 sessão de encerramento;
  • Taxa de realização das atividades planeadas do projeto superior a >= 70%


Atividade 2 - Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar

  • Taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial >= 81%;
  • Número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial em 2024/2025 >= 43%.
  • Taxa de Abandono: reduzir em 10%


Atividade 3 ? Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais

  • 3 conteúdos digitais de apoio a atividades de mentoria, tutoria (3 Ebook; 1 Guia Estudo); · 1 vídeo, 1 podcast, 1 app.


Atividade 4 ? Monitorização e Reporte

  • Mais 3 a 5 indicadores de sucesso escolar e abandono monitorizados;
  • Avaliação de Satisfação de 2 a 3 atividades;
  • Serviço online de comunicação e alertas;
  • Algoritmo de predição de abandono









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