A pandemia Covid teve e tem impactos assimétricos penalizando mais as regiões e as classes mais desfavorecidas, com efeitos no aumento da taxa de insucesso e abandono. Também a procura por parte de estudantes internacionais tem vindo a crescer, mas tem trazido desafios ao nível da integração e acompanhamento pedagógico. O IPVC tem desenvolvido medidas para uma resposta inclusiva e de qualidade para a cada vez maior diversidade de perfis de estudantes, com a adoção de abordagens ao ensino-aprendizagem mais flexíveis, com modalidades e formatos diversos, com programas de integração e acompanhamento, incluindo mentorias e tutorias, centradas no/na estudante e que minimizem ou removam barreiras à aprendizagem, numa perspetiva inclusiva e de desenho universal de aprendizagem.
Neste contexto, importa desenvolver medidas de integração académica, nomeadamente ao nível da promoção de programas de apoio à aprendizagem, assessoria académica e não académica, tutorias entre pares, práticas de indução, orientação e reforço de competências e de conhecimentos. A dimensão relacional tem-se mostrado central para o sucesso no ES, particularmente nos estudantes do 1º ano. É fundamental para o IPVC dar continuidade ao projeto INPEC+, em particular nas áreas de Cooperação entre pares, em que estudantes de anos mais avançados apoiam estudantes que se encontrem em processo de integração e/ou em situação de risco/vulnerabilidade. Para isto é necessário dar continuidade à capacitação dos ?grupos sementes? de cada UO sobre educação de pares, metodologias participativas, consumos seguros, relações psicoafectivas saudáveis, entre outras que emerjam do processo de intervenção participada nos contextos académicos e de (co)construção do conhecimento científico.
Por outro lado, é também fundamental promover a articulação entre o ES e o ensino secundário através, por exemplo, de divulgação e informação e apoio na preparação para o acesso ao ES, sendo que o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior instalado no IPVC, poderá ser de grande ajuda. É fundamental que o estudante do 1º ano tenha já algum conhecimento sobre a instituição, o curso, o seu funcionamento, as dinâmicas formais e informais, os recursos, para que possa rápida e facilmente ativar recursos e estratégias face às necessidades e exigências sentidas.
O reforço da ação social é fundamental na prevenção do abandono, mas é necessário continuar a reforçar apoios específicos associados ao contexto sociodemográfico do IPVC e do perfil dos/as estudantes.
Também as melhorias na plataforma on.ipvc.pt e a APP que facilita a gestão da comunicação com estudantes sobre a sua situação académica e o reforço de tutorias (presenciais e online) para estudantes com dificuldades em áreas especificas, poderão trazer redução do abandono e melhoria do sucesso escolar.
Com a implementação do projeto Com.Sigo+, pretende o IPVC aumentar o número de diplomados/as dos cursos do IPVC, nomeadamente através do:
-
aumento da taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial;
-
aumento do número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1.º ano, 1.ª vez em ciclos de estudo de formação inicial.
Melhorar a qualidade das ofertas dos cursos IPVC, nomeadamente através de:
inovação nas metodologias pedagógicas e práticas de ensino em articulação com outros projetos em curso, no seguimento do projeto Línea e em articulação com a outra candidatura que será submetida ao PRR dos Centros de Excelência e Inovação Pedagógica;
-
diversificação da participação no ES, contribuindo para o sucesso académico de estudantes oriundos de grupos sub-representados;
-
Reforçar os programas de combate ao insucesso e ao abandono atualmente existentes no IPVC, através do reforço de tutorias, mentorias e reforço da rede e da atuação dos mediadores de abandono, reforço de atividades de integração e de promoção de competências transversais e promoção de estilos de vida saudáveis, em articulação com a outra candidatura também submetida ao PRR incidindo na área da Saúde Mental.
IPVC | Beneficiária principal | 647.603,00 €
Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto
Atividade 2 - Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar
Atividade 3 ? Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais
Atividade 4 ? Monitorização e Reporte
Atividade 1 - Planeamento, comunicação e gestão do projeto
Atividade 2 - Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar
Atividade 3 ? Tecnologias, Ferramentas e Conteúdos Digitais
Atividade 4 ? Monitorização e Reporte